terça-feira, 7 de novembro de 2017

BAIXA ESTATURA - EM CRIANÇAS, INFANTIS, JUVENIS E ADOLESCENTES; UMA CONDIÇÃO FREQUENTE ASSOCIADA A PUBERDADE PRECOCE CENTRAL ENVOLVENDO GnRH E GH.


O CRESCIMENTO É UM MECANISMO COMPLEXO QUE ENVOLVE NÃO SOMENTE O HORMÔNIO DE CRESCIMENTO (GH) E IGF-1 (FATOR DE CRESCIMENTO SEMELHANTE A INSULINA), MAS DIVERSAS SUBSTÂNCIAS IMPORTANTES PRODUZIDAS NO EIXO HIPOTALAMO - HIPOFISÁRIO, E INFLUENCIARAM ÁREAS VITAIS DO ORGANISMO HUMANO,
FATORES LIGADOS AS CARACTERISTICAS SEXUAIS, COMO O GnRH (HORMÔNIO LIBERADOR DAS GONADOTROFINAS), QUE ESTIMULAM AS GÔNADAS, ENQUANTO OS ESTEROIDES GONADAIS (T = TESTOSTERONA, PRODUZIDAS PELOS TESTICULOS E E2 = ESTRADIOL, PRODUZIDOS PELOS OVÁRIOS) INIBEM TANTO O HIPOTALAMO COMO A HIPÓFISE ANTERIOR. DE FORMA SUI GENERIS, ESSES PROCESSOS SÃO DENOMINADOS GONADARCA. FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROCIÊNCIA-ENDOCRINA (NEUROENDOCRINOLOGIA) – GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA): DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.
Geralmente, a gonadarca é precedida pela adrenarca, processo independente de ACTH (hormônio adreno-corticotrofico) responsavel pela secreção de andrógenos (DHEA - dehidroepiandrosterona e SDHEA = sulfato de DHEA ) pela zona reticular das adrenais.

A adrenarca caracteriza-se clinicamente pelo odor axilar, pêlos pubianos e oleosidade da pele, enquanto na gonadarca a manifestação clinica inicial nas meninas é a telarca e nos meninos, o aumento dos testiculos bilateralmente.



A definição clássica de puberdade precoce consiste no desenvolvimento dos caracteres sexuais segundários antes de 8 anos ou menarca antes dos 9 anos nas meninas e qualquer caracteristicas sexual secundária antes dos 9 anos nos meninos, embora estudos epidemiológicos recentes sugiram que a idade inicial da puberdade vem diminuindo, principalmente nas meninas (5-7), mas também em meninos (8,9).

CLASSIFICAÇÃO DA PUBERDADE PRECOCE
A puberdade precoce é classificada de acordo com o processo fisiopatológico subjacente (10) em:
·         Variantes  do desenvolvimento puberal normal: formas isoladas de telarca, pubarca ou sangramento vaginal, de causa hormonal ou não;
·         Puberdade precoce central (PPC), puberdade precoce dependente de gonadotrofinas ou puberdade precoce verdadeira: maturação precoce do eixo hipotalamo - hipofisário - gonadal, HHG;
·         Puberdade precoce periférica ou independente de gonadotrofinas, ou pseudopuberdade precoce: secreção excessiva de hormônios sexuais gonadais ou adrenais, de causas genéticas ou tumorais, ou por tumor de células germinativas secretoras de HCG (gonadotrofina coriônica humana - exclusivamente em meninos), ou ainda de fonte exógena.

Em uma publicação da revista Nature R. Endocrinology, de dezembro de 2015, apresenta uma série de novos paradigmas, relacionados com a baixa estatura e a altura, e diretamente envolvia o eixo composto pelo GH - IGF-1, entretanto o autor Baron,J. refere que não se trata apenas como no passado, o eixo do fator 1 de crescimento (IGF-1) do hormônio do crescimento (GH) era considerado o principal sistema que regulava o crescimento da infância e, portanto, determinava baixa estatura e estatura alta. No entanto, descobertas já revelaram que o eixo GH-IGF-1 é apenas um dos muitos sistemas reguladores que controlam a condrogênese na placa de crescimento, que é o processo biológico que gera aumento de altura.

Consequentemente, o crescimento normal em crianças depende não apenas de GH e IGF-1, mas também de hormônios múltiplos, fatores paracrinos, moléculas de matriz extracelular e proteínas intracelulares que regulam a atividade dos condrocitos de placas de crescimento. Mutações nos genes que codificam muitas dessas proteínas locais causam baixa estatura ou estatura alta. Similarmente, Estudos de associação em todo o genoma revelaram que a variação normal de altura parece ser em grande parte devido a genes fora do eixo GH-IGF-1 que afetam o crescimento na placa de crescimento através de uma grande variedade de mecanismos. Essas descobertas apontam para uma nova estrutura conceitual para a compreensão da estatura baixa e alta centrada não em dois hormônios específicos, mas sim na placa de crescimento, que é a estrutura responsável pelo aumento de altura. Portanto a baixa estatura não tem como causa apenas um eixo hormonal ou uma substância mas um complexo metabólico complexo, podendo ser de doenças diagnosticaveis ou doenças idiopaticas e fatores genéticos puros e desses fatores é que dificultam o diagnóstico dessas patologias, diferentes em cada individuo, alguns com caracteristicas marcantes e outros com detalhes subjetivos.

As definições mais rígidas de "precoceza" podem referir-se apenas à puberdade central, começando antes de uma era estatisticamente especificada com base no percentil da população (por exemplo, 2,5 desvios-padrão abaixo da média da população),  nas recomendações de especialistas de idades em que há mais do que uma possibilidade insignificante de descobrir uma causa anormal, ou com base na opinião quanto à idade em que a puberdade precoce pode ter efeitos adversos. Uma definição comum para fins médicos é o início antes de 8 anos em meninas ou 9 anos em meninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário